REGULAMENTOS

FLORESTA AZUL                                                            SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER.


REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO-2011
  Dos Objetivos

Art. 01 - O III Campeonato de Futsal 2011 (Taça Alex Dantas de Prato) visa oferecer aos atletas da comunidade e circunvizinhas, maior integração e socialização cultural desportivo entre as equipes da cidade.
Da Organização
Art. 02 - III Campeonato de Futsal 2011 será uma promoção da SMECDL, através da gerência de esportes.
Art. 03 - O Campeonato terá inicio no dia 22 de fevereiro todos os jogos serão realizados a partir das 19h15min na Quadra de Esportes do Colégio Educacional de Floresta Azul.
Da Inscrição
Art. 04 -  Cada equipe poderá inscrever até 14 (Quatorze) atletas, dentro desta inscrição poderá ter no jogo máximo (dois) atletas de outro município, atletas que trabalham em outro município, mas tem residência fixa ou titulo de eleitor de Floresta Azul, serão considerados atletas da cidade de Floresta Azul

Art. 05 – nenhum atleta poderá se inscrever em 02 clubes. Caso aconteça estará eliminado da competição.
- TAXA DE INSCRIÇÃO: ISENTA

Das Disputas

Art. 06  Os jogos serão regidos pelas da Confederação Brasileira de Futsal.
O Campeonato será realizado com 10 (dez) clubes: Shopping – Bahia – E.A.F – São Caetano – Rua da Laje – Ponte Preta – Juventus – Boca Doce – Real Madrid e Catuense.



Art. 07 - O horário dos jogos deverá ser obedecido rigorosamente com a tabela, sendo observada apenas no 1º jogo de cada rodada a tolerância será de 15(quinze) minutos: Horário do 1º jogo: 19h15min e o 2º jogo: 20h:15min.

Art. 08 - A duração de cada partida será de 20 (vinte) minutos de cada lado, com intervalo de 05(cinco) a 10(dez) minutos para descanso. Só em caso de alguma eventualidade a comissão organizadora poderá colocar com autorização dos árbitros a partida com o tempo de 30min corridos;
Art. 09- O Campeonato Municipal de Futsal Masculino-2011 “Alex Dantas de Prado”, contará com (10)dez equipes divididas em 02 chaves. (A e B).

                                            Forma de disputa

Art. 10 - 1º fase: Chave A x Chave A.    Chave B x Chave B.
                 Ocorrendo o encontro de chaves A x B na semifinal.

Dos Empates

Art. 11- Será utilizado os seguintes critérios de desempates:
1º Maior número de vitórias:
2º Maior saldo de gols;
3º Maior número de gols marcados;
4º Maior número de cartões;
4º Confronto direto;
5º Sorteio.

Art. 12 - Na segunda fase, (semifinal) se houver empate a partida será decidida nas penalidades máximas de 03  (três) penalidades cada. Persistindo o empate será cobrada alternadamente quantas penalidades for preciso. Na disputa do 3º e 4º lugares se houver empate, também será decidida em penalidades igual da segunda fase, na disputa do 1º e 2º lugares, se houver empate haverá prorrogação de 05 (cinco) minutos x 05 minutos, persistindo o empate a decisão será por penalidades máxima (2º fase).

Do Rebaixamento

Art. 13 - O II Campeonato de Futsal/2011 (Projeto Verão) Será realizado com a participação de 10 (dez) equipes onde as 02 (duas) equipes que fizerem menor saldo de pontos ou pior campanha serão automaticamente rebaixadas para a série B. Só podendo participar da Segunda Divisão no ano de 2012.
Para iniciar a partida cada equipe deverá ter no mínimo 04 (quatro) atletas, não sendo permitido, sob nenhuma hipótese, o início sem esse número de atletas.

Art. 14 - Todos os dirigentes e atletas serão julgados pela Comissão Disciplinar do Campeonato Municipal de Futsal Masculino-2011 a serem escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (Gerência de Esportes); e o julgamento será feito através da súmula do jogo feita pelos árbitros da partida, que poderá ser entregue em mãos ou por fax até 24 h após o término da partida;

Das Punições

Art. 15 - Agressões ou tentativas de agressões, tanto física quanto moral à Comissão de Esporte, Árbitros, adversários ou mesmo atleta da mesma equipe, o infrator será excluído do Campeonato e julgado pela Comissão Disciplinar;
Art. 16 - As penas impostas aos infratores serão de no mínimo 10 (dez) dias e no máximo 365 dias (01 ano).

Art. 17 – O atleta que receber 01 (um) cartão vermelho ou obter o acúmulo de 02 (dois) cartões amarelos no jogo final, cumprirá suspensão automática no próximo campeonato de futsal da 1ª Divisão.

Art. 18 - As equipes que derem W.O serão julgados pela Comissão Disciplinar, podendo os atletas ausentes sofrer punições (art.04) e as equipes eliminadas do Campeonato atual; ou punidas no próximo.
Art. 19 - Atletas ou Dirigentes que tiverem participando da partida (quadra ou banco de reversa) não poderão fumar nem beber qualquer tipo de bebidas alcoólicas, não obedecendo, o mesmo será expulso da partida;
Art. 20- Atletas ou Dirigentes expulsos da partida terão que ficar do lado oposto da mesa e banco de reservas. Caso o Atleta ou Dirigente atrapalhe o andamento da partida, o mesmo estando do lado oposto a mesa e banco de reserva será julgado pela Comissão Disciplinar do Campeonato, podendo sua pena ser agravada;
Art. 21 - Os Atletas que tiverem 02(dois) cartões amarelos ou 01(um) cartão vermelho terão que cumprir automaticamente 01(uma) partida de suspensão e serão julgados pela Comissão Disciplinar no caso de expulsão. Os cartões não serão zerados em qualquer fase do Campeonato.
Art. 22 - A Arbitragem será da Liga Ibicaraiense de Futsal junto com árbitros de Floresta Azul.


 Premiação

Art. 23 – Terá direita a premiação:

 Campeão: R$ 1.000,00 (um mil reais)  -  (Troféu e Medalhas)
Vice-Campeão: R$ 500,00 (quinhentos reais) - (Troféu e Medalhas)
 3º Colocado: R$ 300,00 (trezentos reais) - (Troféu)
4º Lugar: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).
 Artilheiro: R$ 100,00 (cem reais)
Goleiro: R$ 100,00 (cem reais)

Art. 24  – Quaisquer fatos que ocorram fora deste regulamento a decisão será responsabilidade total do Coordenador Geral do evento.




Gerente de Esportes
Waldemar Sodré Neto.